Lembrar senha

Ainda não é cadastrado?
Cadestre-se já e tenha acesso a diversos conteúdos do site.


1) CONCEITO
2) FORMATOS
3) MERCHANDISING VIRTUAL E BUMPER
4) MERCHANDISING NO BREAK
5) REGRAS DE COMERCIALIZAÇÃO
  • Conformidade para exibição
  • Desenvolvimento de proposta
  • Prazo de proposta
  • Anuência e cachês dos apresentadores/atores
  • Pedido de Inserção (PI)
  • Reunião de pré-produção de merchandising
  • Materiais e custos
  • Textos
  • Prazo de recebimento
  • Retirada de materiais
  • Exibição
  • Veiculação ações de merchandising no portal R7
  • Cancelamento
  • Falha de exibição
  • Multiplicidade
  • Distribuição de brindes
  • Exclusividade e concorrentes de categoria
  • Merchandising com sorteio
  •  

     

    1. CONCEITO

    Formato comercial que permite a inserção de determinado produto, serviço ou marca dentro do conteúdo artístico de cada programa, adequando-o às suas características editoriais.

     

    Caracteriza-se por uma veiculação com clara percepção por parte do telespectador, somada à perfeita adequação ao contexto do programa no qual a marca, produto ou serviço será veiculado, proporcionando assim baixos índices de dispersão.


    Topo

     

    2. FORMATOS  

    As ações de merchandising serão formatadas a partir de informações contidas em um briefing detalhado, preenchido pela Agência/Cliente e apresentado ao Departamento de Merchandising da Rede Record de Televisão / Record News e R7 para a elaboração de uma proposta adequada de veiculação.

     

    Dentro da proposta poderão ser apresentadas ações comerciais, ações integradas e estímulos visuais, quando houver pertinência. Novos formatos poderão ser desenvolvidos mediante consulta.


    Topo


    3. MERCHANDISING VIRTUAL E BUMPER

    O merchandising virtual é uma inserção através de tecnologia que permite a aplicação de logotipos, produtos e animações no conteúdo dos programas, através de imagens em 02 (duas) ou 03 (três) dimensões. Pode ser exibido em programas previamente gravados ou ao vivo. Na linha de show, esse formato deve estar associado a uma ação de merchandising comercial, ou integrada, podendo contar com a interação dos apresentadores.

     

    Casos específicos de aplicação do merchandising virtual sem associação com ações comerciais ou integradas deverão ser consultados e avaliados pelo Departamento de Merchandising da Rede Record de Televisão / Record News.

    Exibido durante o intervalo comercial dos programas, o bumper é uma chamada diferenciada e exclusiva para o anunciante. Ele permite a integração entre a marca, produto ou serviço do anunciante e o programa no qual o formato está inserido. Sua duração é de 15" podendo ser veiculado somente na praça NET.


    Dinâmica do bumper: com imagens do programa e da marca do anunciante inseridas na arte do bumper, uma locução em off da emissora convida a audiência a experimentar ou conhecer o produto/serviço em questão, enquanto aguarda a volta do programa, transmitindo assim o conceito de comunicação do anunciante.

    OBS.: Para esses formatos, os custos de produção são cobrados por arte desenvolvida e aprovada.


    Antes de serem comercializados, tanto o Merchandising Virtual quanto o Bumper estão sujeitos a autorização do Departamento de Merchandising e Artístico da emissora


    Topo

    4. MERCHANDISING NO BREAK

    Um VT com áudio de 30" ou 60" (a depender de espaço disponível no break) é gravado por um(a) apresentador(a) do cast da Rede Record no estúdio do programa relativo ao break de exibição. Quando a exibição for reservada em breaks de diversos programas da grade, a ação deverá ser gravada em um cenário à parte (sem referência à qualquer programa), o que implicará em um acréscimo do custo de produção. Este VT será exibido na faixa horária do programa escolhido ou rotativo² no break. O formato Merchandising no Break deverá ter anuência prévia do Departamento de Merchandising da Rede Record/Record News, devendo conter o registro da ANCINE, devidamente pago pela
    agência/cliente.




    Topo

     


    5. REGRAS DE COMERCIALIZAÇÃO

    . Conformidade para exibição

    Serão veiculadas apenas as ações de merchandising que estiverem em conformidade com as normas de comercialização da Rede Record / Record News / R7, bem como de acordo com as regras estabelecidas pelos órgãos regulamentadores.

     

    Todos os produtos, serviços ou marcas em ações de merchandising na Rede Record / Record News / R7 deverão estar rigorosamente enquadrados nas normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

     

    É fundamental que as ações estejam de acordo com leis/regras estipuladas pelos órgãos competentes, tais como Conar e Anvisa. Quando houver necessidade também deverão estar em conformidade junto ao Departamento Jurídico da Rede Record / Record News.


    Topo

     

    . Desenvolvimento de proposta

    Toda ação de merchandising deverá ser desenvolvida previamente pelo Departamento de Merchandising da Record / Record News / R7, cuja equipe elaborará uma proposta baseada nas seguintes informações fornecidas pela Agência/Cliente:

     

    . Produto/serviço e suas características;

    . Target a ser impactado;

    . Período de veiculação/Praça de veiculação;

    . Verba prevista para investimento;

    . Conceitos e pontos de interesse de comunicação.


    Topo

     

    . Prazo de proposta

    Cada proposta comercial relativa às ações de merchandising terá um prazo de validade de 10 (dez) dias, contados a partir do recebimento por parte da Agência/Cliente. Durante o referido período, contudo, a Rede Record / Record News / R7 se reservam o direito de negociar livremente o formato ali apresentado com os concorrentes daquele anunciante.


    Topo

     

    . Anuência e cachês dos apresentadores/atores

    Os apresentadores e atores da Rede Record / Record News têm a livre prerrogativa de aceitar ou recusar a sua participação e envolvimento em ações de merchandising. Assim sendo, as propostas deverão ser apresentadas previamente para a devida anuência dos mesmos.

     

    Os valores de direitos autorais e correlatos dos apresentadores/atores têm preços separados e não estão incluídos no preço proposto de mídia.

     

    Sobre o valor de direitos autorais e correlatos não incide comissão de agência. Este deverá ser informado no campo Observações no Mapa relativo à veiculação da ação a que ele se refere.

     

    Na linha de Show, o valor dos direitos autorais e correlatos está relacionado à liberação da imagem dos apresentadores para a veiculação das ações de merchandising em seus respectivos programas.

     

    A referência de custo de Direitos Autorais e Correlatos para os programas de Reality e Linha Show (mídia) é de 20% sobre o valor bruto negociado. No caso de programas com mais de 01 apresentador, havendo a participação de 02 apresentadores na ação, a referência será de 25% sobre o valor bruto negociado; 03 ou mais apresentadores, 30% sobre o valor bruto negociado.

    Para a participação de elenco de apoio ou assistentes de palco nas ações, haverá custos extras de cachê, a serem negociados à parte. Nas novelas, o valor dos direitos autorais e correlatos não está relacionado ao valor da veiculação. O Departamento de Merchandising da Rede Record deverá ser consultado previamente.

     

    Importante: é terminantemente proibida a utilização de imagem de pessoas da plateia do programa, de convidados ou funcionários da Rede Record / Record News em ações de merchandising, salvo quando houver a expressa anuência do Departamento de Merchandising da Rede Record / Record News e do Departamento Jurídico das emissoras, assim como das próprias pessoas, que nesse caso terão direito a cachê, negociado em momento oportuno, pagos pelo anunciante, diretamente ao participante, no dia da ação.


    Topo

     

     

    . Pedido de Inserção (PI)

    Serão validadas apenas as negociações cujos Pedidos de Inserção (PIs)  tenham sido efetivamente recebidos pela Record / Record News e estejam em conformidade com as normas estabelecidas pelas emissoras.


    Topo

     

    . Reunião de pré-produção de merchandising 

    Após a aprovação da proposta, da conclusão da negociação junto ao Departamento Comercial da emissora e do recebimento do PI, deverá haver uma reunião de pré-produção envolvendo a Agência/Cliente e o Departamento de Merchandising da Rede Record / Record News para sanar eventuais dúvidas, antes da gravação/veiculação da 1ª (primeira) ação de merchandising.


    Topo

     

     . Materiais e custos de Produção 

    É de responsabilidade da Agência/Cliente a confecção/aquisição e envio à Rede Record / Record News de todo e qualquer material a ser utilizado na realização das ações de merchandising, devendo este ter aprovação prévia do Departamento de Merchandising da Rede Record / Record News quanto ao formato, dimensões e prazos, cuja anuência final será do departamento artístico da emissora.

     

    Todos os custos de produção, cenografia e demais extras não contemplados na proposta serão orçados e apresentados à Agência/Cliente.

     

    Ações de merchandising que incluem exibição de VT com áudio são consideradas ações integradas e seu uso deverá ser informado no campo Observações do PI. Nesse caso, o cálculo de preço tomará como base esse formato.

     

    O tempo do VT sem áudio não poderá ultrapassar 30” (trinta segundos). Em caso de duração maior, o Departamento de Merchandising da Rede Record / Record News deverá ser consultado previamente para anuência

     

    Se veiculado em tela cheia, o VT será acompanhado da logomarca do programa em questão, que será inserida no vídeo, mediante padrão artístico.

    Caso seja solicitada a participação de apresentadores em gravações externas de conteúdos para ações de merchandising dos anunciantes, será cobrado à parte o valor de cachê de diária do apresentador. Este valor será orçado e apresentado ao anunciante para aprovação e será faturado como custo de produção.


    Topo

     

     . Textos

    Não serão aceitos textos que excedam a duração previamente tratada durante a negociação da ação, ficando a critério do Departamento de Merchandising da Rede Record / Record News a adequação destes, com a devida anuência prévia por parte da Agência/ Cliente referente ao novo texto proposto.

     

     

    Topo

     

    . Prazo de recebimento

    O prazo mínimo para o recebimento de materiais, produtos e textos pelo Departamento de Merchandising da Rede Record / Record News, referente à ação, será de 03 (três) dias úteis antecedentes ao início da gravação/exibição do respectivo programa. O não cumprimento desse prazo acarretará na não exibição das ações e o consequente faturamento sem crédito para o anunciante.

     

    Em caso de necessidade efetiva da veiculação, caso o prazo acima citado seja desrespeitado, ficará a critério exclusivo da emissora as devidas adequações, desde que estas não interfiram na comunicação do anunciante, durante a referida ação de merchandising.


    Topo

     

    . Retirada de materiais

    Caso não haja veiculação prevista para os 30 (trinta) dias subsequentes à última ação exibida, os materiais das ações de merchandising do anunciante deverão ser retirados pela Agência/Cliente, no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis. Após esse período, a Rede Record / Record News se reservam o direito de efetuar doações a entidades assistenciais.


    Topo

     

    . Exibição

    As ações de merchandising são programadas em rodízio dentro do programa, com critério adotado exclusivamente pelo Departamento de Merchandising da Rede Record / Record News.

     

    Havendo interesse em veiculações dentro de blocos ou horários determinados, estas poderão ser executadas mediante consulta prévia ao Departamento de Merchandising da Rede Record / Record News, desde que haja disponibilidade para tanto.

     

    Caso ocorra tal determinação, o anunciante deverá pagar adicionalmente 30% (trinta por cento) a mais sobre o valor da ação contratada.


    Topo

     

    .Veiculação ações de merchandising no portal R7

     

    As ações de merchandising veiculadas na TV RECORD somente serão exibidas no R7 caso haja uma negociação prévia junto à equipe comercial do portal R7. Do contrário, a emissora reserva-se o direito de eliminá-las do conteúdo exibido ou reexibido no portal.

    Topo

     

    .Cancelamento

    O cancelamento da veiculação da ação de merchandising poderá ser efetuado sem ônus, desde que seja feito por escrito, efetivamente recebido e confirmado pelo Departamento Comercial da Rede Record até o 30º (trigésimo) dia anterior à 1ª (primeira) veiculação da ação de merchandising a ser cancelada. Caso contrário, haverá faturamento sem crédito para o anunciante.


    Topo

     

    . Falha de exibição

    Confirmada a responsabilidade da emissora em eventual falha na exibição da ação de merchandising, haverá compensação da ação no mesmo programa em nova data, compensação em outro programa de igual valor ou ainda abatimento da fatura do anunciante, acordado entre as partes.


    Topo

     

    . Multiplicidade 

    Consideramultiplicidade a ação que promova mais de 01 (um) produto, serviço, empresa ou marca, em áudio ou vídeo. Caso isso ocorra, deverá haver o pagamento adicional de 30% (trinta por cento) sobre o valor da referida ação. Essa regra será aplicada também à ações que envolvam brindes ou prêmios de promoções.

     

    Exceção a essa regra é feita aos varejistas, que poderão fazer menção de até 03 (três) produtos de marcas distintas na mesma ação.


    Topo

     

    . Distribuição de brindes 

    O Departamento de Merchandising da Rede Record / Record News deverá ser consultado previamente sobre a realização de sorteios ou distribuição de brindes para o auditório dos programas, com a divulgação do produto, serviço ou marca do anunciante.

     

    Não serão aceitos brindes que conflitem com produtos ou serviços de anunciantes que já estiverem no programa.


    Topo

     

     . Exclusividade e concorrentes de categoria

    A base para a exclusividade está relacionada à concorrência direta entre produtos ou serviços de mesma categoria entre os anunciantes.

     

    Para obter exclusividade na veiculação de ações de merchandising em sua categoria em um programa, o cliente deverá comprar o mínimo de 50% (cinquenta por cento) das datas com ações disponíveis, mais 01 (uma), enviando no mesmo Mapa e/ou Autorização. A base mínima como referência será de 01 (um) mês.

     

    Caso o anunciante não tenha adquirido a exclusividade na categoria, este fica ciente de que seus concorrentes poderão ter seus produtos, serviços ou marcas veiculados no mesmo programa, durante o mesmo período de veiculação, a critério exclusivo da Rede Record / Record News.

     

    No caso de programas diários deve-se respeitar a distância de 48 horas entre as ações de anunciantes concorrentes e nos programas que assim permitir, as ações deverão ser apresentadas por apresentadores distintos.

    Tendo como base o recebimento do mapa reserva/PI dentro de um período, no caso de o segundo anunciante desejar obter exclusividade em determinada categoria, será dado o direito de preferência ao primeiro anunciante que efetuou a reserva, tendo este que comunicar a Rede Record/Record News, no prazo de 48 horas, seu interesse ou não em bloquear o programa com exclusividade.

     

    Cabe ressaltar, contudo, que se o primeiro anunciante não fizer valer esse direito, ele fica ciente de que a Rede Record / Record News passarão, então, a dar preferência ao segundo anunciante, que terá suas ações veiculadas pela emissora com exclusividade, estando ciente de que deverá compartilhar o espaço, em datas distintas, com as ações do primeiro anunciante que já estiverem reservadas no período previamente comprado.

    A exclusividade obtida na veiculação de ações de merchandising em uma categoria, não impossibilita a eventual veiculação da concorrência no break comercial ou ainda do patrocínio comercial
    (vinhetas caracterizadas de oferecimento) do mesmo programa.

     

    Entretanto, o anunciante que não adquirir o patrocínio integrado de um programa, abrindo mão das ações
    de merchandising que o compõem, fica ciente de que a Rede Record / Record News reservam-se o direito de comercializá-las com seus concorrentes, inclusive no mesmo segmento e categoria.


    Topo

    . Merchandising com sorteio

    Quando houver sorteio, todos os trâmites diretamente relacionados ao mesmo, como sua regulamentação, aprovação junto aos órgãos competentes e custos diretamente envolvidos serão de responsabilidade integral do anunciante. Ficará a critério do mesmo, levar ao local indicado pela Rede Record / Record News, as cartas/ cupons ou quaisquer outros materiais impressos ou digitais relativos à promoção e retirá-los no mesmo dia. Para controle, o Departamento de Merchandising da Rede Record / Record ficará com uma cópia da carta/cupom sorteado.

     

    Topo

    Copyright © 2008 - 2012. Vice-Presidência Comercial - Rádio e Televisão Record S/A. Todos os direitos reservados.